terça-feira, 22 de julho de 2014

Quem recebe PIS/Pasep

Quem pode receber o abono?

O Abono Salarial do PIS é pago para todos os trabalhadores que estão cadastrados no PIS a mais de 5 anos, que tenham recebido na média salarial do ano de 2013 no máximo 2 salários mínimos ou seja R$1.356,00 na média salarial, e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2014.


Quais trabalhadores recebem o PIS e quais que recebem o Pasep?

O PIS é destinado a pessoas que trabalham para uma empresa privada, e o Pasep é exclusivo de servidores públicos concursados.


Como e quando é feito o pagamento?

Os empregados de empresas privadas que recebem o PIS e que fazem aniversário em julho, agosto e setembro começaram a receber o PIS em julho. Se você faz aniversário em um desses mês e tem direito ao PIS o dinheiro já foi transferido para sua conta da Caixa se possuir. Para quem não possui conta na caixa é necessário ter o Cartão Cidadão com senha cadastrada para realizar o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Já os servidores públicos devem sacar o Pasep nas agências do Banco do Brasil. O pagamento também começou em 15 de julho. Para quem é servidor público e possui conta no BB benefício também será transferido automaticamente.


Qual é o valor do abono?

O valor equivale a um salário mínimo: R$ 724.


Qual é o prazo para retirar o dinheiro?

o prazo final para sacar o dinheiro é no dia 30 de junho de 2015.

O que o trabalhador precisa para sacar o dinheiro?

Direto em uma agência da Caixa para o PIS e BB para PASEP o trabalhador deve apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep.


Empregadas domésticas recebem?

Depende, sem mesmo com carteira assinada você estiver vinculado a uma pessoa física (a pessoa que o contrata) você não tem direito ao PIS. Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências.


Militar pode receber o PIS?

O PIS não, mas o Pasep, sim, mas é preciso cumprir com os outros requisitos já relatados aqui no começo desse artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário